domingo, 30 de dezembro de 2012

ESPETÁCULO DE NATAL: Jesus, a Luz de todos os tempos!



Já imaginou como seria emocionante, se alguém inventasse uma Máquina do Tempo exclusivamente para trazer Jesus neste Natal??




Pois é, foi exatamente isso que aconteceu no nosso III Espetáculo de Natal : "Jesus, a Luz de todos os tempos", para quem foi e assistiu parece que a "Louca invenção" do Dr. Natalício deu muito o que falar. 















As coreografias foram apresentadas por nossas queridas crianças (Pré-Catequese, Catequese etc...) e também pelos jovens crismandos, que fizeram com que a noite de Natal (25) fosse realmente inesquecível em nosso Bairro.

Inicialmente o Espetáculo aconteceria no patamar da tradicional Capela, mas devido a alguns problemas de infra-estrutura, foi realizado na então reformada Capela Escola do Bom Jesus (mais conhecida como "Capelinha nova") .Por Providência Divina tudo ocorreu como Deus quis e permitiu, e o Espetáculo foi prestigiado até mesmo por alguns motoristas que pararam no acostamento da BR para assistir.




Durante os preparativos, Deus nos presenteou com a presença de nosso irmão e amigo: Rodolfo Carlos (Capela São Pedro)que com sua disponibilidade, foi um grande "braço direito" para que o Espetáculo acontecesse. Bendito seja Deus por sua vida!



Exibir lbum


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Advento: Tempo de arrumar a "casa"

Estar em uma casa arrumada é uma sensação que todos gostam de ter, afinal não tem nada mais inconveniente do que estar no meio de uma bagunça,  querer encontrar as coisas e não conseguir ou achá-las em um lugar super estranho, não é mesmo? 






Mas você  deve estar se perguntando: " O que isso tem a ver com o ADVENTO?" 




Tem a ver que Advento é tempo de preparação e de "arrumação da casa" do nosso coração, para que Jesus possa nele nascer.


O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer chegar.  


Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.
No Advento não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.

As vestes litúrgicas (casula, estola etc) são de cor roxa, bem como o pano que recobre o ambão, como sinal de conversão em preparação para a festa do Natal com exceção do terceiro domingo do Advento, Domingo da Alegria. 






A COROA DO ADVENTO

Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa a esperança e convida à alegre vigilância.
Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. A luz vai aumentando à medida que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade. Quanto às cores das quatro velas, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha. No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando celebra-se o Domingo de Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor, visto que nosso país é marcado pelas culturas indígena e afro, onde o colorido lembra festa, dança e alegria.  

(retirado do site :http://www.catequisar.com.br)